Blog destinado a enfatizar os aspectos gerais da Oceania, perpassando pelos aspectos políticos, sociais, econômicos, físicos, e culturais da Austrália e Papua Nova Guiné.

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segunda-feira, 23 de maio de 2011

ASPECTOS POLÍTICOS DA PAPUA NOVA GUINÉ

Situação política                                                             
Papua Nova Guiné está dividida administrativamente em quatro regiões: costeira do sul (Papua), região litorânea do norte (MoMaSe = Morobe, Madang e Sepik províncias) Região Planalto Região e Nova Guiné, Ilhas Região. O sistema de governo é uma democracia parlamentar com base na Westminster modelo. Como membro da Commonwealth, o chefe do Estado Independente da Papua Nova Guiné é a Rainha Elizabeth II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, representada pelo Governador-Geral, que é eleito pelo Parlamento Nacional para um mandato de cinco anos.
O atual Parlamento unicameral de 109 membros, composto por um representante de cada uma das dezenove províncias e do Distrito da Capital Nacional, e um representante de cada um dos 89 círculos eleitorais abertos. De cinco em cinco anos, os líderes políticos são eleitos para os dois níveis de governo: nacional e local. Atualmente, há apenas uma mulher representante no Parlamento nacional. Existe um sistema descentralizado de governo. No nível subnacional, existem três níveis de administração: provincial, distrital e local (incluindo diversos municípios, com as suas aldeias).
Papua Nova Guiné é uma monarquia constitucional. O Primeiro-Ministro é nomeado e exonerado pelo Governador-Geral, por proposta do Parlamento. O gabinete - ou Conselho Executivo Nacional - é nomeado pelo Governador-Geral, sob recomendação do Primeiro-Ministro.
Membros do Parlamento são eleitos a partir de 19 províncias e um Distrito Nacional de Port Moresby. O Parlamento é composto de 89 eleitores de um único membro e 20 eleitorados regionais. O eleitorado regional coincide com as províncias da Papua Nova Guiné e do Distrito da Capital Nacional - Os membros destes eleitores também servem como os governadores provinciais. Cada província é responsável por sua própria assembléia provincial e de administração.
O Supremo Tribunal Federal, Tribunal Nacional, e os tribunais locais e de aldeias constituem o sistema de justiça independente.
Sistema Político
Historicamente, houve uma alta rotatividade dos deputados eleitos nas eleições gerais em PNG. Em 2002, por exemplo, cerca de 80 por cento dos membros efetivos perderam seus assentos. Até e inclusive de Junho de 2002 as eleições gerais, deputados foram eleitos em uma base first-past-the-post, e eles freqüentemente venceu com menos de 15 por cento dos votos. Após a eleição de 2002, um sistema de voto preferencial limitado foi introduzido, em que os eleitores são obrigados a uma lista de preferência, primeiro, segundo e terceiro.
Até o momento, nenhum partido ganhou assentos suficientes para formar um governo em seu próprio direito, os governos têm sido coligações. As partes principais incluem a Aliança Nacional (AN), PNG parte, ação do Partido Popular (PAP), República Democrática Popular Movement (PDM), Pangu Pati, Reino Recursos Party (URP), Congresso Nacional Popular (PNC), Progresso do Partido Popular (PPP), Partido Nova Geração (NG) e do Partido do Desenvolvimento Rural (PDR).
A Lei Orgânica da integridade dos Partidos Políticos e Candidatos (OLIPPAC) ou "Lei de Integridade", foi promulgada pelo Governo Morauta em 2001, com o objetivo de fortalecer os partidos políticos e o governo executivo em PNG. O OLIPPAC incluídos os regulamentos sobre a formação, composição e financiamento dos partidos; limitações de quantos deputados poderiam votar uma moção de desconfiança contra o Executivo, alterações às regras sobre a formação do governo, deserções dos partidos políticos e as infrações para quebrar o Direito e restrições aos deputados independentes.
Governos PNG são protegidos pela Constituição de moções de não-confiança para os primeiros 18 meses de um mandato de cinco anos. Uma vez que a moratória de 18 meses expirar, o sucesso não-confiança resultados movimento em uma alternativa Primeiro-Ministro (indicado na moção de confiança), sendo capaz de formar um novo governo sem a necessidade de uma eleição nacional, a menos que o movimento da não-confiança ocorre durante os últimos 12 meses de um mandato de cinco anos, caso em que uma eleição nacional deve ser realizada. Com exceção do termo 2002-2007 parlamentares, mudanças no governo seguinte moções de confiança têm sido uma característica da política Papua Nova Guiné desde a independência.
Recentes desenvolvimentos políticos
Nas eleições nacionais realizadas em junho e julho de 2007, Nacional compete o primeiro-ministro Sir Michael Somare, do partido Aliança conquistou o maior número de assentos (27 de 109). Na sua primeira sessão, em 13 de agosto, o novo Parlamento eleito Sir Michael como Primeiro-Ministro para um novo mandato. Aliança Nacional lidera uma coligação que inclui o Partido de Ação Popular, Reino Recursos Partido, Pangu Pati, Congresso Nacional do Povo, do Movimento Popular Democrático e uma série de pequenos partidos. A Oposição inclui os ex-primeiros-ministros Sir Mekere Morauta (PNG Party), Sir Julius Chan (Progresso do Partido Popular) e do ex-tesoureiro Bart Philemon (New Generation Party).
Michael anunciou seu Conselho Executivo Nacional (gabinete), em 29 de agosto de 2007. O período de 18 meses de carência durante o qual o Governo Somare estava imune a uma moção de confiança terminou em 13 de fevereiro de 2009.
Em 7 de julho de 2010, o Supremo PNG Tribunal decidiu que as seções do OLIPPAC foram constitucionalmente inválida, incluindo as disposições que os deputados devem votar de acordo com linhas do partido sobre questões como o orçamento e moções de confiança. A decisão também libertou os deputados a demitir-se ou mudar de partidos políticos, algo que já havia sido proibido por esta lei.
As relações bilaterais
A proximidade geográfica e as ligações históricas deram a Papua Nova Guiné, um lugar especial nas relações exteriores da Austrália. 35 anos após a independência da Papua Nova Guiné, a Austrália tem certa relação com o país bem complexa e abrangente. A Austrália tem um forte interesse no desenvolvimento sustentável de Papua Nova Guiné e de sua estabilidade. A presença de cerca de 8.000 australianos em PNG também é de grande interesse para o governo australiano.
Aspectos-chave das relações bilaterais estão englobadas em uma série de acordos bilaterais formais. O acordo guarda-chuva é a declaração conjunta de princípios de 1987, revisto em 1992. Disposições específicas incluem: a Papua Nova Guiné e a Austráliado Comércio e de Relações Comerciais (PATCRA II), o Acordo para a Promoção e Proteção de Investimentos (APPI), o Acordo de Dupla Tributação, o Tratado sobre Cooperação para o Desenvolvimento, o Tratado do Estreito de Torres, o Misto do acordo sobre Cooperação reforçada acordado em Julho de 2004, e da Parceiria para o Desenvolvimento, que foi assinado pela Austrália e Papua Nova Guiné Governos em  21 de agosto de 2008.
O Ministerial Consulta em Alotau em 2010, os ministros concordaram que o relacionamento bilateral estava em um ponto de viragem, em grande parte como resultado do Projeto de GNL PNG. Refletindo amadurecimento das relações bilaterais, os Ministros acordaram em explorar um guarda-chuva Acordo de Cooperação Econômica da ajuda ao desenvolvimento abrangente, o comércio e a cooperação econômica. Os Ministros acordaram para traçar novos rumos para a assistência da Austrália com cooperação para o desenvolvimento e para rever a utilização de assessores técnicos para assegurar uma repartição mais focalizada dos conselheiros e uma redução geral do nível de apoio consultivo do programa de ajuda. Os ministros também concordaram que o funcionário teria capacidade de realizar uma avaliação rápida para o Projeto GNL PNG.
Austrália, Papua Nova Guiné Fórum Ministerial
A Austrália e a Papua Nova Guiné Fórum Ministerial é o nível mais elevado de reuniões regulares entre os dois países. Ministros das Relações Exteriores de cada país tradicionalmente levam suas delegações para o Fórum. No passado, os ministros responsáveis ​​pela tesouraria, finanças, defesa, o procurador-geral, a imigração, polícia, alfândegas, transportes, comércio, entre outros, compareceram. O Fórum inclui geralmente uma oportunidade para a comunidade empresarial para se envolver com os ministros dos dois países.
Austrália sediou a 19 ª na Austrália, PNG Fórum Ministerial em 10 de Junho de 2009, em Brisbane. O ministro australiano dos Negócios Estrangeiros, o Sr. Smith, e o seu homólogo da Papua Nova Guiné, o ministro dos Negócios Estrangeiros, do Comércio e da Imigração, o Sr. Sam Abal, co-presidiu o Fórum Ministerial, possivelmente o maior encontro bilateral já realizada na Austrália.
O 19 º Fórum Ministerial demonstrou a importância de ambos os países atribuem à relação bilateral. Oito ministros e três secretários parlamentares da Austrália, e dezessete Ministros de Papua-Nova Guiné participaram do Fórum, que também proporcionou uma oportunidade para uma estreita cooperação entre delegados governamentais e representantes de empresas sobre questões comerciais e comércio.
O 19 º Fórum Ministerial tomou a frente nos resultados globais do 18° Fórum Ministerial, que foi organizada por Papua Nova Guiné, em Abril de 2008, em um espírito de renovação e de cooperação após a primeira visita de março de 2008 a Papua Nova Guiné, pelo Primeiro-Ministro Rudd. O Fórum Ministerial 19° também foi construído sobre o ágio gerado pela visita a Austrália em abril / maio de 2009 pelo primeiro-ministro da Papua Nova Guiné, o Honorável Grande Chefe Sir Michael Somare.
Principais resultados a partir de 2009 na Austrália, Papua Nova Guiné Fórum incluíram:
  • Aprovação dos cinco primeiros calendários de execução do Acordo de Parceria para o Desenvolvimento e três novas áreas prioritárias, os termos de referência para a revisão do Tratado de Cooperação para o Desenvolvimento, e as disposições revistas para o Gavman Strongim Programa;
  • A assinatura de um Memorando de Entendimento de Cooperação para a Gestão Florestal Sustentável e de um Plano de Trabalho para promover a cooperação no âmbito da Parceria de Carbono Florestal;
  • Anúncio de US $ 1 milhão em financiamento para o Programa de Desenvolvimento Kokoda (para os serviços básicos às comunidades locais) e 250.000 dólares para a Faixa Kokoda Authority (para atualizações de infra-estrutura de trekking);
  • Anúncio de que o primeiro Fuzzy Wuzzy medalhão comemorativo Angel será apresentado no Dia da Lembrança PNG (23 de Julho);
  • Outras questões importantes discutidos incluíram o impacto da crise econômica global; PACER Plus, o Gás Natural Liquefeito do Projeto; defesa; policiamento; e Estreito de Torres cooperação. Refletindo os fortes laços entre a Austrália e a Papua Nova Guiné, o programa de cooperação para o desenvolvimento é um dos maiores da Austrália, os programas de ajuda bilateral.
Relações de Defesa
O Programa de Cooperação bilateral de Defesa envolve a prestação de assistência no aconselhamento técnico e de formação, bem como uma série de exercícios bilaterais, que são conduzidos em uma base regular. O apoio é prestado por 22 funcionários e um ADF de defesa civil que reúnam uma variedade de funções consultivas e em linha na Força de Defesa PNG. Províncias da Papua Nova Guiné. Está subdividido em dezenove províncias e um distrito.

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