Blog destinado a enfatizar os aspectos gerais da Oceania, perpassando pelos aspectos políticos, sociais, econômicos, físicos, e culturais da Austrália e Papua Nova Guiné.

Pesquisar

terça-feira, 24 de maio de 2011

ASPECTOS CULTURAIS DA PAPUA NOVA GUINÉ


Raízes culturais da Papua Nova Guiné
Nas altas terras de Papua as montanhas fazem barreiras naturais entre grupos diferentes ajudando-os a preservar suas singulares variedades de cultura e línguas. Com 850 idiomas falados em todo o país, Papua-Nova Guiné é a nação em que se falam mais línguas. É também nesta meia-ilha que se concentra parte dos , que pode reduzir as atuais seis mil linguagens humanas a apenas seiscentas.
A população indígena da Papua Nova Guiné é uma das mais heterogêneas do mundo. Papua Nova Guiné tem milhares de comunidades separadas, a maioria com apenas algumas centenas de pessoas. Dividido por idioma, costumes e tradição, algumas dessas comunidades se envolveram em baixa escala, conflitos tribais com seus vizinhos por milênios. O advento das armas modernas e de imigração moderna em áreas urbanas tem aumentado consideravelmente o impacto da ilegalidade.
O isolamento criado pelo terreno montanhoso é tão grande que alguns grupos, até recentemente, não tinham conhecimento da existência de grupos de vizinhos, a poucos quilômetros de distância. A diversidade, refletida em um dito popular, "para cada aldeia, uma cultura diferente", talvez seja mais mostrado nas línguas locais. Falada principalmente na ilha de Nova Guiné - composto por Papua Nova Guiné e na província indonésia da Papua Ocidental - cerca de 800 destas línguas foram identificados, dos quais apenas 350-450 estão relacionados. O resto parece ser totalmente independente, quer para si ou para os outros agrupamentos principais. A maioria das línguas nativas é falada por algumas centenas a alguns milhares, embora Enga, utilizado em parte das terras altas, é falada por cerca de 130.000 pessoas. No entanto, as pessoas Enga são subdivididas em clãs que regularmente conflito uns com os outros. Muitas línguas nativas são extremamente complexas gramaticalmente.
Cerca de 96% da população é cristã. As igrejas com maior número de membros da Igreja Católica Romana, a Igreja Evangélica Luterana, a Igreja Unida, e a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Embora as grandes igrejas estão sob liderança indígena, um grande número de missionários permanecem no país. A maior parte dos cerca de 2.000 norte-americanos residentes em Papua Nova Guiné são missionários e suas famílias. A parcela não-cristãos da população indígena, bem como uma parte dos cristãos nominais, as práticas de uma ampla variedade de religiões que são parte integrante da cultura tradicional, principalmente, o animismo (adoração do espírito) e cultos ancestrais.
Embora as culturas variem muito tradicional, Papua Nova Guiné estruturas sociais geralmente incluem as seguintes características:
·         A prática da economia de subsistência;
·         Reconhecimento de laços de parentesco com as obrigações se estende além do grupo familiar imediato;
·         Geralmente as relações igualitárias, com ênfase na aquisição, em vez de herdada de status;
·         A forte ligação do povo a terra, que é realizada comunitariamente. As comunidades tradicionais não reconhecem uma transferência definitiva de propriedade, quanto a terra é vendida.
·         Apesar de terras e outros bens podem ser herdados através da linha feminina em algumas culturas, as mulheres geralmente são consideradas e tratadas como inferiores. A violência de gênero é endêmica.
·         Padrões e freqüência da atividade sexual, embora nunca discutido publicamente (principalmente em áreas rurais), contribuem para a propagação rápida do HIV atual. A maior parte da Papua Nova Guiné ainda adere fortemente a essa estrutura social tradicional de vida na aldeia.
 Figura: tribos da Papua nova Guiné
Fonte: acervos dos autores do blog, 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário