Blog destinado a enfatizar os aspectos gerais da Oceania, perpassando pelos aspectos políticos, sociais, econômicos, físicos, e culturais da Austrália e Papua Nova Guiné.

Pesquisar

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ASPECTOS ECONÔMICOS DA PAPUA NOVA GUINÉ

            Papua Nova Guiné é um país em desenvolvimento no Sudoeste do Pacífico. Papua Nova Guiné (PNG) é dotada de muitos recursos naturais, incluindo minérios, petróleo, gás, madeira e peixe, e produz uma série de produtos comerciais agrícolas. A economia em geral pode ser dividida em setores de subsistência e de mercado. Conforme dados da Central de Inteligência Americana CIA de 2010, o setor primário desenvolve atividades como o cultivo de café, cacau, copra, sementes de palma, chá, açúcar, borracha, batatas doces, fruta, vegetais, baunilha; e a criação de marisco; aves domésticas, e carne de porco, representando 32,2% do PIB nacional. A indústria participa com 35,7% na formação do PIB, incluindo atividades como a produção de cerveja, sabão, roupas, produtos de papel, jogos, sorvete, carne em conserva, sucos de frutas, móveis, madeira, tinta, trituração da compra, o processamento de óleo de palma, produção de compensados, a produção de lascas de madeira, turismo, construção, mineração de ouro, prata e cobre produção de petróleo e o refino de petróleo. O setor de serviços participa com 32,1% na formação do PIB, fazendo parte as atividades do comércio, finanças e as comunicações (televisão, rádio e telefone).  O PIB de Papua Nova Guiné em 2010 foi calculado em $14,93 bilhões, e o Produto Nacional Bruto por pessoa é de $2, 500. (CIA World Factbook)
            Dados da CIA de 2010 mostram que 85% da força laboral estão ocupadas nas atividades da agricultura e dependem principalmente da economia de subsistência. Essas populações vivem em áreas rurais com poucas ou nenhumas facilidades da vida moderna. Many tribes in the isolated mountainous interior have little contact with one another, let alone with the outside world, and live within a non-monetarised economy dependent on subsistence aMuitas tribos isoladas no interior montanhoso têm pouco contato um com o outro, muito menos com o mundo exterior, e vivem dentro de uma economia não-monetarizada dependente da agricultura de subsistência. (BBC NEWS) Overview
            Os minerais, madeira e setores da pesca são dominados por investidores estrangeiros. Um consórcio liderado pela Exxon / Mobil assinaram uma decisão final de investimento em Dezembro de 2009 para iniciar a comercialização no país com aproximadamente 22,5 trilhões de pés cúbicos de reservas de gás natural através da construção de um gás natural liquefeito (GNL), instalações de produção. Interoil, uma empresa de propriedade norte-americana, abriu refinaria em Papua Nova-Guiné primeiro óleo em 2004 e também está construindo uma segunda unidade de produção de gás natural liquefeito, que visa concluir até 2012, com capacidade de produção de 32.500 barris do produto por dia.   Interoil, apoiada por uma Overseas Private Investment Corporation empréstimo (OPIC), opera uma refinaria de petróleo em Port Moresby e em setembro de 2010 assinou um acordo com o World Energy Corporation (CED) para a realização de front-end de engenharia e design e uma decisão final de investimento para estabelecer o segundo projeto de GNL no país. China está aumentando seu investimento em Papua Nova Guiné, incluindo o desenvolvimento da mina de níquel de um bilhão de dólares Ramu. Cerca de 40% do país é coberto por árvores exploráveis, mas a indústria nacional da madeira tem sido lenta para se desenvolver. Uma série de empresas do Sudeste Asiático estão ativas na indústria da madeira. (USDS, 2010)
            No ano de 2010 as exportações da Papua Nova-Guiné foram calculadas em $ 5, 976 bilhões de dólares, incluindo ouro, minério de cobre, petróleo, madeira, óleo de palma, café e marinhos.  As exportações tiveram como principais destinos: Austrália 30,05%, e Japão 7,48%. Já as importações totalizaram: $3, 547 bilhões de dólares e procederam de países como Austrália 43,27%, China 13,29%, Singapura 9,59%, US 6,4%, Japão 4,62%. (CIA World Factbook). Equipamentos de transporte de máquinas, veículos, produtos manufaturados, alimentos, combustíveis minerais, produtos químicos.
                        A moeda oficial da Papua Nova-Guiné é o Kina, dividido em 100 toea. Kina é o nome da moeda tradicional de concha do mar utilizada anteriormente e era o indicador comum da riqueza do indivíduo. Existem notas de 2, 5, 10, 20 e 50 kinas e moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 toea e de 1 kina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário