Blog destinado a enfatizar os aspectos gerais da Oceania, perpassando pelos aspectos políticos, sociais, econômicos, físicos, e culturais da Austrália e Papua Nova Guiné.

Pesquisar

terça-feira, 24 de maio de 2011

ASPECTOS FÍSICOS DA PAPUA NOVA GUINÉ

            Papua Nova Guiné sofre de alguns perigos ambientais, como vulcões ativos situados ao longo do Círculo de fogo do pacífico, freqüentes e algumas vezes severos terremotos, deslizamentos de terra e tsunamis. Papua possui um clima tropical; monção do norte (Dezembro a Março); monção do sul (Maio a Outubro); pequena variação de temperatura sazonal.
 
O relevo da Papua-Nova Guiné é basicamente formado por estreitas planícies costeiras, com densas florestas tropicais - decorrentes do seu clima quente e úmido (muito chuvoso), com vários rios, como o Rio Sepik, Rio Fly (o mais extenso e caudaloso) que deságua no Golfo de Papua. Praticamente todos os rios nascem na cadeia montanhosa mais ao norte no sentido leste-oeste.
Os planaltos centrais possuem uma altitude média de 1.800 metros, sendo que as montanhas atingem 3.000 metros, sendo o pico culminante o Monte Wilhelm com 4.509 metros de altitude, situado mais ao norte, na região central. Existem vulcões ativos, com altitudes que atingem 2.000 metros e estas atividades vulcânicas fazem parte do chamado Circulo de Fogo do Pacífico (região de intensa atividade vulcânica). 
 
Nesta ilha tropical, a segunda maior do mundo, está uma das áreas mais ricas em biodiversidade do nosso planeta, um verdadeiro "hotspot" da flora, fauna e também de povos indígenas (ainda vivem mais de mil tribos indígenas).

Flora e fauna
Aproximadamente 85% de Papua Nova Guiné está coberta de extensos bosques. Das 9.000 espécies de plantas que são originárias do lugar, umas 200 são árvores que se encontram, sobretudo, nas terras baixas da selva úmida. A ilha é popularmente conhecida, sobretudo pelas 700 espécies de aves de todas as cores e tamanhos. Ai encontram seu lar 38 das 43 espécies das maravilhosas aves do paraíso que há no mundo; desde enormes pássaros, pombas coroadas do sul, até as mais pequenas, os loros pygmy. O ambiente tropical também é propício para a população de répteis, onde existem mais de 200 espécies, incluindo duas de crocodilos e 13 espécies de tartarugas, assim como, diferentes espécies de serpentes.
O brocho de ouro desta riqueza animal constituem os insetos, pois existem milhares de espécies incluindo as maiores borboletas do mundo, a famosa Queem Alexandra's Bridwing. Alguns insetos como o escaravelho verde costuma ser utilizado como enfeite, por parte dos locais e estabelecimentos em geral. Também se podem encontrar as seguintes espécies: a águia de Nova Guiné, o cabeção ou a tartaruga boba; o canguru arborícola de Goodfellow; o crocodilo de estuário, subespécie biporcatus; o dugong, que é a única espécie viva da família Dodongidae; o falcão imitador; a coruja dourada; a pomba de Palau; o petrel das tormentas de Markham e a tartaruga verde. Muitas espécies de pássaros e mamíferos achadas em Nova Guiné têm fim ligações genéticas com espécies correspondentes achadas na Austrália. Uma característica notável é em comum para o dois continentes a existência de várias espécies de mamíferos marsupiais, enquanto incluindo alguns cangurus que não são achados em outro lugar.
 
Hidrografia
           Papua Nova Guiné possui 9.980 km² de águas internas. O rio Sepik é um rio do nordeste da Nova Guiné com cerca de 1.120 km. Praticamente todo o seu percurso está na Papua Nova Guiné, e uma pequeníssima parte na parte ocidental da ilha, na província de Irian Jaya, Indonésia. O Sepik oferece uma grande diversidade de paisagens e de ecossistemas ao longo do seu percurso incluindo pântanos, florestas tropicais, e zonas montanhosas. Biologicamente o rio representa a maior grande zona úmida não contaminada da região Ásia-Pacífico.
 

2 comentários: